Sua acidez me comove

Hoje me pus a ler umas letras - compostas ou somente cantadas - do Chico Buarque e depois de vagar por algumas, pensei: Este cara é ácido.
E é mesmo. Qualquer que seja inspiração que o tenha motivado a escrever/cantar determinados trechos, digo: Eu não queria estar no lugar do "homenageado".
Algumas passagens são tão cítricas que só de ler já me causam profundo sentimento de aspereza. É isto que o Chico provoca em dadas horas: Um tapa no rosto, uma lapada na bunda, um esfolar de pescoço, uma humilhação pública.
Muitos podem repudiar esse “dom” dele, mas como a Calcanhotto diz, “eu não gosto do bom gosto, eu não gosto do bom senso, eu não gosto dos bons modos, não gosto”. Então, quero compartilhar com vocês alguns "socos" do Chico Buarque. Seguem abaixo alguns que consegui destacar rapidamente em uma rápida passeada por sua discografia:


“Tantas águas rolaram, quantos homens me amaram bem mais e melhor que você” (Olhos nos Olhos)

“Olhos nos olhos quero ver o que você faz ao sentir que sem você eu passo bem demais” (Olhos nos Olhos)

“Quero cheirar fumaça de óleo diesel, me embriagar até que alguém me esqueça” (Cálice)

“Agonizou no meio do passeio público. Morreu na contramão atrapalhando o tráfego” (Construção)

“Não sei por que Deus ela jura que tem coração” (Ela Faz Cinema)

“Mas o tempo vai, mas o tempo vem. Ela me desfaz, mas o que é que tem que ela só me guarda despeito, que ela só me guarda desdém” (Essa Moça Tá Diferente)

“Não sê tão ingrata! Não esquece quem te amou e em tua densa mata se perdeu e se encontrou” (Fado Tropical)

“O seu corpo é dos errantes, dos cegos, dos retirantes. É de quem não tem mais nada” (Geni e o Zepelim)

“Joga pedra na Geni. Ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir. Ela dá pra qualquer um. Maldita Geni” (Geni e o Zepelim)

“Já lhe dei meu corpo, minha alegria. Já estanquei meu sangue quando fervia. Olha a voz que me resta, olha a veia que salta, olha a gota que falta pro desfecho da festa. Por favor, deixe em paz meu coração que ele é um pote até aqui de mágoa e qualquer desatenção, faça não. Pode ser a gota d'água” (Gota D’água)

“Agora já não é normal, o que dá de malandro regular profissional, malandro com o aparato de malandro oficial, malandro candidato a malandro federal, malandro com retrato na coluna social; malandro com contrato, com gravata e capital, que nunca se dá mal” (Homenagem ao Malandro)

“Dinheiro não lhe emprestei, favores nunca lhe fiz. Não alimentei o seu gênio ruim. Você nada está me devendo. Por isso, meu bem, não entendo porque anda agora falando de mim” (Injuriado)

“Seu homem foi-se embora, prometendo voltar já. Mas as ondas não têm hora, morena, de partir ou de voltar” (Morena dos Olhos D’água)

“Chamo você pra sambar. Levo você pra benzer. Fui pegar uma cor na praia e só faltou me bater, é. Basta ver um rabo de saia pro bobo se derreter. Vives na gandaia e esperas que eu te respeite. Quem que te mandou tomar conhaque com o tíquete que te dei pro leite. Quieta que eu quero ouvir Flamengo e River Plate” (biscate)

“Se você sentir saudade por favor não dê na vista. Bate palma com vontade, faz de conta que é turista” (Quem Te Viu, Quem Te Vê)

“Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu. A gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu” (Roda Viva)

“Você só dança com ele e diz que é sem compromisso. É bom acabar com isso. Não sou nenhum pai-joão. Quem trouxe você fui eu, não faça papel de louca pra não haver bate-boca dentro do salão” (Sem Compromisso)

“Sem você. Sem amor. É tudo sofrimento, pois você é o amor que eu sempre procurei em vão” (Sem Você)

“Quando eu me apaixonei, não passou de ilusão. O seu nome rasguei. Fiz um samba-canção das mentiras de amor que aprendi com você” (Lígia)

“Na manhã seguinte não conta até vinte. Te afasta de mim, pois já não vales nada. És página virada descartada do meu folhetim” (Folhetim)

"Divinais garotas, belas donzelas no salão de beleza, altas gazelas nos jardins do palácio. Eu sou mais as putas" (Cambaio)

"Sou igual a você, eu nasci pra você, eu não presto" (Sob Medida)

"Por trás de um homem triste há sempre uma mulher feliz e atrás dessa mulher, mil homens, sempre tão gentis. Por isso, para o seu bem, ou tira ela da cabeça ou mereça a moça que você tem" (Deixa a Menina)


Vistos estes trechos, é por isso que eu digo: Chico, sua acidez me comove.
_______________
Thamirys D'Eça

Read Comments

3 comentários:

Jock Dean disse...

Eu incluiria um trecho de "Sob medida" que eu adoro: "Sou igual a você, eu nasci pra você, eu não presto"

Anônimo disse...

Cheguei ao seu blog por um acaso e duas coincidências ocorreram: 1º Meu nome também é Tamires(derivação)! e 2º Eu sou profunda apreciadora de Chico.
Grande parte desses trechos também me comovem
Seu blog é um bom achado.

Um beijo,
Tamires A.

Thamirys D'Eça disse...

Agradecida, xará.

Postar um comentário