Garotas estúpidas, burras e afins


Thamirys D’Eça
Da equipe de O Estado

Deixando os preconceitos e machismos de lado, garotas adoram falar sobre moda, beleza, celebridades, relacionamentos, e, claro, o sexo oposto. Pensando nisso, várias meninas dedicam horas do seu dia para publicar e ler textos relacionados a esse tipo tema em páginas na internet, como o blogger. Quando não tem uma amiga por perto para discutir as futilidades, são esses diários eletrônicos que suprem a necessidade feminina de discutir, fofocar, opinar, se informar e contar experiências.
Entre os batons, perfumes, vestidos da moda e as cores da estação, várias autoras acertaram na dose e fazem grande sucesso entre as internautas. Um exemplo é o da pernambucana de 22 anos e graduada em Design de Moda Camila Coutinho, criadora do http://www.garotasestupidas.com/, que recebe cerca de 30 mil visitas diárias. Sua página foi a única brasileira mencionada pelo site da Vogue Paris, em março deste ano, em um artigo que cita 45 blogs de moda do mundo. A idéia de criar o blog surgiu há 4 anos em uma conversa com algumas amigas. A iniciativa foi tão bem sucedida, que hoje a autora adotou a atividade de postar os textos descolados como sua principal fonte de renda.
Outro exemplo de sucesso entre as mocinhas na internet é http://www.muleburra.com/, que trata sobre relacionamentos. Criado pelas paulistas Danielle Means, de 36 anos, e Ana Márcia Cordeiro, de 29 anos, em 2005, o objetivo da página é contar a aventuras e desventuras, de maneira bem-humorada, que uma mulher tem de passar quando se apaixona e se envolve com um homem. Desde a sua criação, o blog já teve mais de um milhão de visitas.
Contar as histórias das blogueiras de sucesso também é um sucesso, como no caso do http://blogsfemininos.blogspot.com/. Criado pela união das paulistas estudantes Mia Saloon, de 19 anos, Débora Marins, 18 anos, e da mineira Gleice Cores, de 19 anos. Criado em 2008, o blog já teve quase 26 mil acessos. No blog as autoras escolhem páginas bem sucedidas na internet que tratam sobre o universo feminino, publicam entrevistas com as criadoras da página e fazem a divulgação dos endereços escolhidos.
Em São Luís, a moda das blogueiras também tem atraído a atenção de várias meninas. O http://colunas.imirante.com/alessandracastro/, que está no ar desde 2008, e é alimentado pela jornalista Alessandra Castro, de 24 anos, já teve reconhecimento nacional. Em 2008, o seu blog foi eleito pela Revista Capricho como o segundo melhor blog do país. “Foi incrível. Esse reconhecimento me rendeu várias coisas boas, inclusive emprego. Já tive postagens com cento e cinqüenta comentários”, lembra.
Com um caráter mais intimista, a blogueira posta textos sobre o cotidiano de uma mulher da sua idade. Para se aperfeiçoar, ela costuma buscar outros blogs. “Resolvi criar o blog depois que entrei na faculdade de jornalismo. Tinha a necessidade de treinar a escrita. O atualizo pelo menos duas vezes por semana. Não adoto o ‘internetês’. Minha inspiração é o próprio dia-a-dia. Geralmente quem me visita são meninas entre 15 e 25 anos”, afirma.
Criado em 2008, o http://digoporai.blogspot.com/ foi idealizado pela assessora de imprensa Flávia Batista, de 23 anos. Ela recebe uma média de cinqüenta visitas diárias. Seu público cativo está entre as faixas etárias de 18 a 25 anos. “Meu blog trata sobre música, moda, cinema, beleza. Sempre gostei de ler e expressar minha opinião, por isso resolvi criá-lo. As postagens que mais atraem as leitoras são de tutoriais de maquiagem”, relata.
Entre as tecladas, é possível até que amizades sejam estabelecidas entre as blogueiras e os leitores. “Meu blog tem comentários de homens e mulheres. Já fiz amizades com alguns. Falo pelo msn ou mesmo pelo blog. Quando parei de postar, muita gente me pediu para voltar porque gostavam”, explica.
Na página http://meumundodemorango.blogspot.com/ da personal style Paula Guimarães, de 25 anos, humor, beleza, moda, customização e artesanato, filmes, fotografia e culinária são as temáticas das postagens. A página foi criada em 2009 e, apesar de ser recente, já contabiliza mais de 120 mil visitas. “Tenho mania por coisas de morango, então tudo no meu blog é relacionado a morango. Ele tem um estilo feminino e uma abordagem pessoal. O assunto mais procurado é o relacionado a cuidados com o cabelo. O público é de 15 a 35 anos e a grande maioria de leitoras”, conta.
Recheados de informações os blogs femininos atraem milhares de leitoras. A advogada Carla Said, 23 anos, é dessas internautas que não deixa de pesquisar sobre o mundo da mulher. “Meu assunto favorito é são os conflitos entre os homens e mulheres gerados pela sociedade. Sou comentarista assídua, visito blogs sobre mulher diariamente. Gosto das análises e dicas”, justifica.

Outras dicas:
http://ricotanaoderrete.blogspot.com/

http://blogdasteh.blogspot.com/
http://www.garotasmodernas.com/
http://www.blogdamulher.com/
http://www.espacomulher.org/
http://kitbasico.blogspot.com/


Matéria publicada em 6 de agosto de 2010 no jornal O Estado do Maranhão

Read Comments

2 comentários:

Paula Guimarães disse...

eu adorei, imagina, esse errinho não atrapalhou nada!! Muito legal a matéria, parabéns!!=)
beijão Thamirys

Thamirys D'Eça disse...

Que bom. =]

Eu gostei de fazer essa matéria. Eu nem iria fazê-la, mas caiu no meu colo de última hora e tive de arranjar rapidamente tudo. Ainda bem que a Alessandra me ajudou recomendando blogs. =]

Postar um comentário