Brasileiro não é patriota. Brasileiro gosta da putaria

Lembro-me quase bem das aulas de silogismos na 8ª série. “Todo homem é bruto. Marcelo é homem. Logo, Marcelo é bruto”. Nesse caso, aplico: “Todo brasileiro gosta de putaria. Thamirys é brasileira. Logo, Thamirys gosta de putaria”.

E gosto mesmo. Adoro. Convide-me para um chopp, uma badalação noturna, um passeio no shopping ou na praia. O que for, farei o possível para estar lá. Me liga, me chama, aceite meus convites de cunho profano feitos a toda hora. Me deixe ser infame como a grande parte da população brasileira que faz de tudo para desfrutar de horas, dias, semanas de total, deliciosa e completa putaria. Vale até virar patriota.
De quatro em quatro anos essa aprazível e gostosa putaria ganha até cor. Verde e amarelo. Nos peitos, nas ruas, nos carros. Tudo cheira a putaria. E que cheiro prazeroso. “Mulher, traz a cerveja que hoje tem jogo do Brasil. Chama a Rê, a Má, o Fê e diz para trazerem todo o resto. Dona Doca já aprontou a farofa e o Jorge vai trazer o pandeiro. Eu cuido do churrasco, bota água no feijão, liga a TV, tira o carro da garagem e ajeita as cadeiras que a putaria vai começar”.
Copa do Mundo não é sinônimo de patriotismo coisa nenhuma. É sinônimo de diversão, pontos facultativos, cerveja, reunião de amigos. É por isso que a Josefina sai da sua casa toda trabalhada nas cores da bandeira do Brasil para a residência de Joelma, a ex-vizinha do lado que agora mora do outro lado da cidade. É por isso que mesmo sem ter grana para pagar a compra feita na Riachuelo no natal passado, a Francisca gasta R$ 40,00 comprando camisas no tema da copa para o marido e filhos. Assim, sem pestanejar.
É isso aí. Quem é funcionário público e não quis para a seleção canarinho passar pela laranja mecânica Holanda para ter mais aquela folguinha na terça-feira? E o estudante que até fez promessa para o Brasil ir pra final e as aulas serem interrompidas até não poder mais? E a população em massa que ficou com raiva quando um dos jogos caiu num domingo e foi desperdiçada a oportunidade de dar aquela desculpinha para uma parada no trabalho plena 11h? Não me venha com charme, porque eu te conheço, carnaval. Não adianta usar máscara. Assume.
Agora que o Brasil voltou para casa cheio de amarguras, a putaria acabou. Não se vê mais camisas nos peitorais e vitrines de lojas, a decoração da rua típica da Copa foi retirada, assim como as bandeirinhas colocadas no carro. Mas 2014 está batendo na porta e mais do que nunca o Brasil será ovacionado por entre os quatro cantos. O melhor país do mundo, o melhor futebol do mundo. Tudo isso porque brasileiro não é patriota, mas adora uma putaria. Só isso.

_______________
Thamirys D'Eça

Read Comments

2 comentários:

Beatriz disse...

Ruim é que a putaria acabou mais cedo do que pensavamos hehe!Que leitura gostosa adorei!
Bia- Natal/RN

Thamirys D'Eça disse...

Pois é, Bia. Uma pena. hehe

Agradecida. =]

Postar um comentário